Levantamento da Teros mostra desempenho do comércio varejista de norte a sul do país; dados revelam a importância de estratégias de precificação para a retomada do setor em 2021
Em 2020, o ano em que a preocupação com o presente foi maior do que as projeções para o futuro, o Brasil viveu um cenário de desempenhos díspares entre as atividades do varejo. Os grandes contrastes regionais e socioeconômicos do país acirraram ainda mais as variações do setor. As capitais, por exemplo, foram mais atingidas do que as regiões metropolitanas e cidades do interior.
Já quando falamos das categorias do varejo, de um lado vimos um salto de crescimento dos supermercados; de outro, queda vertiginosa no comércio de artigos culturais, recreativos e esportivos.
Nota-se, portanto, que a covid-19 transformou o modo de consumo dos brasileiros, trazendo como principal desafio para as empresas a tomada de decisão. Diante desse cenário, a pergunta que fica é o que as empresas aprenderam em 2020. Em um mercado tão dinâmico e imprevisível, tendo em vista o acontecimento sem precedentes que foi a pandemia, aprender com os dados tornou-se atividade mandatória.
À frente desse desafio, a Teros, empresa referência no uso de inteligência de dados para precificação, disponibilizou ao longo de 2020 as principais informações do mercado varejista, de norte a sul do país. O objetivo é ajudar as organizações, munindo-as com dados que garantam estratégias mais assertivas de precificação de produtos e serviços.
“Focar apenas no histórico para avaliar desempenho virou uma estratégia obsoleta. Hoje, as empresas precisam encontrar os dados certos para entender um mercado completamente rearranjado com a pandemia”, diz Ligia Novazzi, head de pricing da Teros.
“Nós, da Teros, processamos informações, analisando-as diariamente, possibilitando às empresas escolhas mais acertadas de Pricing – premissa fundamental para a sobrevivência e sucesso de um negócio no mundo pós-covid-19”, completa.
Baixe o e-book Varejo 2020: um raio x do mercado e veja os principais dados do setor varejista disponibilizados pela Teros sobre o mercado de varejo em 2020.