No Brasil, são mais de 120 milhões de pessoas que acessam o WhatsApp e ele começa a ter novas funções para as empresas, muito além da troca de mensagens

WhatsApp e Open Banking: Entenda como o app será um poderoso canal de integração no sistema bancário aberto, provendo diversos serviços das empresas para os consumidores, como canal de vendas, atendimento ao cliente, entregas, entre outros

O WhatsApp está presente em nosso dia a dia, seja para conversas pessoais, seja para questões profissionais. No mundo, a ferramenta soma mais de 2 bilhões de usuários ativos. No Brasil, são mais de 120 milhões de pessoas que acessam o aplicativo. Em outras palavras, atualmente é difícil imaginar uma vida sem o app. Até porque ele começa a ter novas funções para as empresas, muito além da troca de mensagens.

Por meio de APIs, o WhatsApp passa a funcionar como um canal integrado, provendo diversos serviços das empresas para os consumidores, como canal de vendas, atendimento ao cliente, entregas, entre outros. Para as marcas, o aplicativo representa uma poderosa arma para atrair e fidelizar clientes.

Não é para menos: 76% dos brasileiros interagem com marcas por meio do WhatsApp, segundo pesquisa recente da Mobile Time/Opinion Box. Conforme o levantamento, 65% das pessoas usam o app para receber promoções, outros 54% compram produtos e serviços. Mas há quem também prefira tirar dúvidas (77%) ou receber suporte técnico (65%). 

 

A atuação das empresas no WhatsApp ganha cada vez mais força. Como se não bastasse o maior interesse dos brasileiros em se relacionar com as marcas pelo aplicativo, uma grande transformação no setor financeiro promete ampliar ainda mais o potencial de uso do app e, claro, o alcance das organizações do setor, incluindo bancos e fintechs.

open banking e open finance: novas oportunidades de negócio

 

Com a implementação iniciada em fevereiro de 2021, o open banking está pavimentando uma verdadeira revolução na forma de consumir produtos e serviços financeiros. Isso porque o modelo prevê o compartilhamento de dados dos clientes – desde que haja a autorização desses — entre instituições financeiras regulamentadas, que participem da iniciativa.

 

Mas o que isso tem a ver com o WhatsApp? Tudo. Num sistema aberto, o aplicativo de mensagens predileto dos brasileiros vai poder funcionar como um canal integrado, usufruindo de dados de outros serviços. Por meio do app, o céu é o limite. Em outras palavras, será possível desenvolver novos modelos de negócio e vender produtos e serviços a distância, com segurança e dados criptografados. Nesse contexto, uma governança adequada de open finance é essencial. 

 

De olho nessa revolução, a Teros desenvolveu uma solução de governança para o sistema aberto que aproveita todas as potencialidades do WhatsApp. 

O papel da LGPD na solução

 

Numa evolução do open banking, o open finance vai ampliar a abertura de informações do setor, expandindo o conceito de sistema bancário aberto para players de outros segmentos, como varejistas que têm operações de pagamentos, ou empresas de telecomunicações que distribuem produtos financeiros. 

 

O modelo em si só existe com a implantação da nova legislação de proteção de dados pessoais. Aprovada em 2018 e em vigor a partir de 2019, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) define os direitos de indivíduos em relação aos seus dados pessoais e estabelece regras para quem coleta e faz tratamento dessas informações. O consentimento do titular dos dados é a base para que essas informações pessoais possam ser tratadas por empresas.

 

Na prática, o conceito de open finance só faz sentido se houver preocupação com proteção, manutenção, privacidade e controle de dados dos cidadãos e das empresas. Isso significa que o trânsito de informações vai ter o respaldo legal, o que trará mais segurança jurídica aos diversos players. 

Como uma nova solução impactará o mercado 

 

Agora imagine contratar produtos e serviços no aplicativo de mensagens que mais usamos no dia a dia. Por meio dos dados, consentidos pelo consumidor, uma nova solução desenvolvida pela Teros, de open banking integrado ao WhatsApp, reunirá todas as informações necessárias para oferecer o produto mais adequado ao histórico do consumidor, de maneira muito ágil e com segurança. 

 

A solução tem como objetivo estruturar canais de negócios com jornadas extremamente facilitadas aos seus consumidores, transacionando o mínimo de informações possíveis por meio de um diálogo objetivo e bastante assertivo do ponto de vista da experiência do usuário.

 

Além disso, a tecnologia, sempre respaldada pela LGPD, permite vender a distância de maneira segura e com a vantagem de utilizar o sistema de criptografia de ponta a ponta do aplicativo.

Outro diferencial é o dashboard de governança da operação, que oferece indicadores de desempenho (os chamados KPIs) para a gestão em tempo real dos dados transacionados, tanto sob a ótica jurídica e regulatória quanto na visão comercial e estratégica.

Teros é pioneira nesse mercado e desenvolveu um sistema de parametrização por serviços e motor de consentimento. Na prática, entrega uma biblioteca de termos e consentimentos que considera os fatores previstos na LGPD e regulações específicas, como a de open banking. Por exemplo: finalidade das transações de dados, tempo de custódia e anonimização dos dados, assim como controle nos receptores parceiros que terão acesso às informações (“tracking” de dados).

 

Veja em que consiste a solução:

Teros é pioneira nesse mercado e desenvolveu um sistema de parametrização por serviços e motor de consentimento. Na prática, entrega uma biblioteca de termos e consentimentos que considera os fatores previstos na LGPD e regulações específicas, como a de Open Banking. Por exemplo: finalidade das transações de dados, tempo de custódia e anonimização dos dados, assim como controle nos receptores parceiros que terão acesso às informações (“tracking” de dados).

 

Veja em que consiste a solução:

Conheça a solução completa no site teros.com.br/br/open-banking.

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