A automação inteligente dos processos de Pricing usando a tecnologia do Mundo Open pode alavancar estratégias de precificação eficazes para atender às demandas do mercado.
O papel da área de Pricing é central em uma companhia, porque o preço é, por definição, a variável mais dinâmica que uma empresa tem e a mais importante que se tem para ajustes de curto prazo.
Dessa forma, uma área de Pricing tem que ser rápida para entender quando o mercado não aceita as diferentes metas definidas pela companhia, e comunicar para as áreas afins qual é o custo delas perseguirem essa meta.
Atualmente, os negócios estão altamente competitivos e digitalmente transformados, e a tecnologia tem revolucionado a maneira das empresas operarem e interagirem com os clientes. E como a área de Pricing desempenha um papel crucial na rentabilidade, bem como no sucesso das empresas, a automação inteligente dos processos de Pricing usando a tecnologia do Open Finance pode alavancar estratégias de precificação eficazes para atender às demandas do mercado.
Como é a estruturação da área de Pricing
O primeiro passo é criar a integração das diferentes metas que existem dentro da companhia e que afetam o Pricing, não apenas metas, mas também insumos, custos e tributos. Esse fluxo de dados precisa chegar de uma forma centralizada e com governança para a área de Pricing, para que o analista de Pricing tenha o papel de transformar isso em um preço.
O segundo é utilizar ferramentas e modelos que simulem o que implica tentar atingir cada uma dessas metas, pois será necessário discutir os resultados desses cenários com as áreas.
O terceiro é criar um fórum de governança entre o Pricing e as outras áreas para diluir os conflitos que vão surgir.
O quarto passo é ter uma ferramenta ágil que possa simular possíveis cenários desse preço macro, de grandes metas, como rentabilidade média, metas de volume médias, alçadas de descontos médias, para rapidamente transformar essa informação em uma orientação comercial. Isso se chama governança de Pricing. E para isso ser eficiente, é preciso recorrer à tecnologia.
Quanto mais rápido, automatizado e mais simples for o processo, mais tempo a área de Pricing terá para dedicar-se a estratégias de preços e para minimizar o conflito entre áreas, maximizando, assim, o retorno à empresa.
A Teros desenvolveu uma solução completa e exclusiva para Pricing, integrando empresas de todos os setores às ferramentas do Open Finance e Open Government por meio de sua plataforma de automação inteligente. Essa solução estrutura o Pricing, simplificando e acelerando a operação de precificação de bens e serviços, com processos de governança, auditoria, simulação de impacto e integração de dados e canais.