Com aprimoramento da Infraestrutura de segurança e novas versões de APIS, 2022 consolidou o Brasil como expoente do Open Finance no mundo.
Pouco mais de 2 anos de Open Finance no Brasil e já ultrapassamos ligeiramente o número de usuários do Reino Unido, referência no ecossistema aberto mundial. Este e muitos outros dados estão no relatório anual do Open Finance Brasil do ano de 2022, divulgado essa semana pelo Banco Central.
Segundo Carlos Jorge, secretário-geral do OF Brasil, “Esse ano foi marcado por grandes melhorias operacionais e de qualidade de nosso ecossistema” e isso inclui o lançamento das versões 2.0 das APIs da fase 2. Abaixo, as fases de implementação do sistema aberto no Brasil:
Imagem: Relatório Open Finance Brasil 2022
Evolução nos padrões de segurança do Open Finance
Um dos pontos ressaltados no relatório é a atenção constante da equipe com a segurança do ecossistema, que aprendeu com a experiência acumulada e desenvolveu mecanismos para que os usuários possam usufruir dos benefícios do Mundo Open com tranquilidade.
“Não existe transformação digital sem segurança e o Open Finance é um dos grandes exemplos de transformação digital de nossa era”, afirma Carlos Rust, Chief Information Security Officer do OF Brasil.
É importante salientar que o Brasil utiliza como base protocolos de segurança internacionais e respeita todas as etapas exigidas pelo Open Finance: Consentimento, Protocolo FAPI BR, Monitoramento de Segurança, Certificados de Segurança ICP-Brasil, além de Conformidade funcional e OpenID Foundation (OIDF)
Iniciação de Pagamentos consolidada em 2022
Na fase 3 do Open Finance, já são 16 instituições Iniciadoras de Transação de Pagamentos (IPSs). São instituições regulamentadas pelo Banco Central que podem iniciar pagamentos, bem como transferências no próprio ambiente onde o usuário realiza a compra.
A entrada dos ITPs significou muito para o ecossistema pois abriu novas possibilidades de produtos inovadores chegando diretamente nos usuários, como por exemplo, comparadores de serviços, onboarding digital, crédito customizado entre outros.
“A agenda de Open Finance no Brasil em suma consolidou-se em 2022 (…) Entregamos a Iniciação de Pagamentos, conectando Pix e Open Finance, dois ecossistemas robustos em prol da evolução da experiência e do sistema financeiro nacional” comemora Elcio Calef, CIO do OF Brasil.
Os números do Mundo Open
Analisando os gráficos e números do relatório fica claro que muitas coisas foram realizadas, mas ainda há muito por fazer. Embora o número de usuários seja ligeiramente maior que o do Reino Unido, o potencial para o desenvolvimento no Brasil é imenso. Assim, a atenção e evolução da equipe em questão de governança e segurança são constantes em um ecossistema que é construído coletivamente. Por isso, gostaríamos primeiramente de ressaltar um número que muitas vezes fica em segundo plano: são +600 pessoas, de múltiplas instituições, contribuindo diariamente com o Open Finance!
Abaixo alguns números do relatório:
- 11,6 BILHÕES de chamadas de APIs de março a dezembro de 2022
- 1,7 BILHÃO de chamadas de APIs1 nas 4 últimas semanas do ano
- 18,7 MILHÕES de consentimentos ativos
Então, quer saber mais e acessar o relatório completo? Acesse aqui.
Te convidamos para falar com nossos atendentes sobre as possibilidades que o Mundo Open oferece para o seu negócio, seja qual for o setor. Então, clique aqui ou preencha este formulário que entraremos em contato.