O sucesso do Threads mostrou que o compartilhamento de dados tornou-se uma prática cada vez mais comum na era digital. Dessa forma, empresas, instituições e até mesmo indivíduos estão descobrindo as vantagens de compartilhar dados, seja entre si ou com o público em geral.
Foi o que permitiu sem dúvida que o Threads, rede social rival do Twitter lançada na quarta-feira (5) pela Meta (empresa dona do Facebook), atingisse 1 milhão de usuários na primeira hora, 10 milhões de usuários antes das 8h da manhã (horário de Brasília). Por volta das 13h, o número de usuários já era de 30 milhões. Até a data são mais de 70 milhões de usuários ativos. Vale lembrar que o Threads levou apenas uma hora para atingir a marca de 1 milhão de usuários enquanto as outras redes levaram, respectivamente para alcançar a mesma marca:
- Netflix: 4 anos e 11 meses
- Twitter: 2 anos
- LinkedIn: 1 ano e 3 meses
- Facebook: 10 meses
- YouTube: 8 meses
- Spotify: 5 meses
- Instagram: 2 meses
- Threads: 1 hora
Como o compartilhamento de dados promove a inovação
A nova rede está atrelada aos dados que o usuário possui e permite compartilhar de uma maneira rápida e eficaz, as informações do Instagram, rede social que conta com mais de 2 bilhões de usuários ao redor do mundo. Assim, com um simples aceite, o usuário compartilha seus dados automaticamente com a nova rede, bem como o cadastro é realizado de maneira instantânea.
Uma das principais vantagens do compartilhamento de dados é a promoção da inovação e o avanço tecnológico. Dessa forma, ao compartilhar dados com outras entidades, como empresas, pesquisadores ou governos, é possível obter insights valiosos e diferentes perspectivas. Portanto, isso pode levar à criação de novas soluções, produtos e serviços, impulsionando o progresso em várias áreas, como medicina, ciência, tecnologia e muito mais.
Por outro lado, ao permitir o compartilhamento de dados, as empresas têm a oportunidade de obter feedback valioso sobre seus produtos e serviços. Por meio da análise de dados compartilhados pelos usuários, é possível identificar padrões, preferências, bem como necessidades específicas. Então, essas informações podem ser usadas para aprimorar produtos existentes, desenvolver novos recursos e oferecer serviços personalizados que atendam melhor às demandas dos clientes.
O compartilhamento de dados oferece diversas vantagens significativas, desde o estímulo à inovação e ao avanço tecnológico até a melhoria dos serviços e produtos oferecidos. Além disso, promove a tomada de decisões informadas, a colaboração entre diferentes entidades e tem um impacto positivo tanto na sociedade quanto na economia.
É importante considerar questões de privacidade, segurança e ética ao compartilhar dados, garantindo que a prática seja realizada de maneira responsável e segura. Na Teros sabemos a importância da segurança com os dados e por isso viabilizamos o barramento de gestão de fluxos de dados além das conexões e as integrações de maneira segura. Nos próximos anos veremos muitos novos produtos e serviços que surgirão pela facilidade e rapidez do compartilhamento de dados neste universo do Mundo Open que estamos vivendo.