A sinergia entre automação inteligente de Pricing e Open Finance tem o potencial de criar uma experiência altamente personalizada e eficiente tanto para o consumidor quanto para as companhias.
Se por um lado, o Open Finance fornece o acesso aos dados necessários para entender profundamente as necessidades o comportamento financeiro dos clientes, por outro, a automação inteligente de Pricing utiliza esses dados para tomar decisões, configurar e precificar produtos e serviços de forma personalizada. No caso do Pricing dinâmico, por exemplo, a precificação é feita praticamente em tempo real.
O Pricing dinâmico, ou preço dinâmico, é uma estratégia que utiliza um algoritmo de inteligência artificial para determinar o valor de um produto ou serviço. Utiliza como base variáveis que impactam a oferta e a demanda. Dessa forma, dependendo do comportamento dessas variáveis, o preço final do produto pode sofrer alterações. Um exemplo conhecido de todos nós é o preço dinâmico do Uber, que aparece quando há poucos carros e alta demanda de passageiros em determinada região.
E por que o Pricing dinâmico é tão importante hoje em dia?
Porque permite que as empresas se adaptem rapidamente às mudanças nas condições de mercado e maximizem seus lucros. Afinal, o mercado entendeu que acompanhar centenas ou milhares de SKUs em tempo real só é possível com o uso de algoritmos especializados, e que assim, as equipes de Pricing podem dedicar tempo e esforço apenas naqueles produtos ou serviços que demandam atenção especial.
Outros benefícios dessa estratégia são a maximização de lucros tanto quando o cenário é de oferta menor que a demanda quanto o contrário, a flexibilidade e a alta capacidade de adaptação a um mercado em constante mudança.
Automação inteligente dos processos garante dinamismo ao Pricing
A digitalização e automação dos fluxos e processos de Pricing possibilita a tomada de decisões com base em análise de dados gerando uma precificação assertiva, melhorando a eficiência, a precisão e a competitividade.
E para potencializar e ao mesmo tempo simplificar essa automação, a plataforma de integração da Teros, por exemplo, utiliza a tecnologia Open em suas customizações, garantindo acesso às APIs, aos dados do Open Finance /Open Gov e a todas as ferramentas e serviços Open já disponíveis. Elencamos alguns benefícios dessa tecnologia na automação do Pricing:
- Dados são mais precisos e atualizados: atualizados em tempo real com fonte confiável pois vêm diretamente das instituições financeiras.
- Facilidade de customização: no Mundo Open, é possível ter acesso a um conjunto de dados mais amplo e diversificado, o que facilita a customização dos processos.
- Redução de custos: Ao utilizar dados do Open Finance, as empresas podem evitar os custos associados à compra de dados de um bureau.
- Maior competitividade: o acesso a uma gama ampla de informações permite em uma maior competitividade no mercado.
- Conformidade com a LGPD: O Open Finance segue as diretrizes da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)
Atualmente, a presença de tecnologias como Inteligência Artificial, automação inteligente de processos e análise de dados possibilita o desenvolvimento de produtos customizados de acordo com as necessidades da sua empresa, o aprimoramento dos processos de tomada de decisão e a melhoria contínua da experiência do cliente.
Quer saber mais como a Teros automatiza o Pricing usando tecnologia Open e impulsiona seus resultados em 2024?