A redução de custos e processos é fundamental hoje em dia. Dessa forma, muitas empresas estão usando a I.A, pois é uma tecnologia que permite unificar processos, reduzir os custos, simplificar fluxos, bem como evitar erros no processo.
Este tipo de solução unifica as jornadas do cliente, é aplicável a todos os setores da economia e implica em uma substancial redução de custos para as empresas.
No exemplo a seguir, uma compra à vista em uma loja física, vemos o uso do conceito de iniciação que permite unificar a interlocução com o cliente e, dessa forma, reduzir o retrabalho no fluxo de atendimento.
Processo de Compra à Vista em uma Loja Física, Setor Varejo no Mundo Tradicional
Tomemos como exemplo o processo de compra em uma loja física, no Mundo Tradicional.
Dessa forma, chamaremos de Mundo Tradicional a nossa realidade de hoje, onde os fluxos são parcialmente automatizados: etapas automatizadas e manuais coexistem, mas muitas vezes sem integração entre elas.
Portanto, no nosso Mundo Tradicional, sem o uso de inteligência artificial e uma plataforma adequada, onde grande parte do processo é realizado por pessoas, é comum certamente que ocorram erros e que o processo seja caro.
Consequentemente, isto é natural, pois há investimento em grande número de funcionários, muitas etapas feitas manualmente tornando o processo moroso, assim impactando diretamente em custos elevados durante o processo de venda.
Hoje em dia, no processo de ruptura de venda/gestão do vendedor, o cliente passa pela seguinte etapas:
- Escolhe um produto
- Realiza o check out
- Espera na fila (e essa etapa na maioria das vezes toma muito tempo, o que faz com que muitos desistam da compra e realizem a devolução)
Mas se o cliente decidir continuar com o processo, assim seguem as outras etapas:
- Os produtos são registrados
- O cliente escolhe uma forma de pagamento
- Confirma o pagamento
- A nota fiscal é emitida
- A mercadoria é liberada
- A conciliação é realizada
- E finalmente, a transação é concluída.
Agora, caso o pagamento não seja confirmado ou a conciliação não seja correta, o processo volta novamente para um novo envio, ocasionalmente provocando assim mais gasto de tempo, de dinheiro, bem como de recursos.
Vimos acima, quantos passos são necessários, atualmente, em uma operação tradicional, desde o atendimento, caixa, devolução e conciliação. E no Mundo Open?
Processo de Compra à Vista em uma Loja Física, setor Varejo no Mundo Open.
Ao integrar a Iniciação de Pagamento ao processo de confirmação de venda no Mundo Open, usando uma plataforma ágil, os benefícios são gigantescos, assim permitindo uma alta redução de custos em setores como:
ATENDIMENTO – CAIXA – ESPAÇO FÍSICO – DEVOLUÇÃO – RUPTURA – CONCILIAÇÃO
Alta Redução de Custos. Mas como?
Usando uma plataforma com Inteligência Artificial.
Assim, a etapa de venda começa diretamente com o consentimento do cliente.
Dessa forma, fica explícito na jornada, que a instituição está requerendo os dados para cadastro, análise, cobrança e envio. Caso esses dados não sejam aprovados, o fluxo reinicia automaticamente corrigindo as informações pertinentes.
Agora, se os dados forem aprovados, todo o processo de check out, pagamento, emissão de nota, liberação da entrega, baixa no estoque e conciliação financeira é realizado automaticamente, concluindo assim a transação de forma mais rápida e eficiente.
Isto permite a otimização do tempo e também uma redução de custos considerável em todo o processo.
Integrar a iniciação de pagamentos ao processo de confirmação de venda unifica as jornadas do cliente e é aplicável a todos os setores da economia e implica em uma substancial redução de custos das empresas.
Hoje, a Teros já oferece produtos que possibilitam a integração de sua instituição ao Open Finance, nas diferentes figuras previstas na regulação (fases 1 a 4): iniciador de pagamentos, iniciador de dados, detentora e transmissora de conta, bem como outras aplicações (Open Insurance, Investments, entre outras).
Os benefícios de você integrar seus processos ao Mundo Open são gigantescos, visto que facilitam a integração com todas as funções necessárias do ecossistema, garantindo que todos os fluxos dos dados fiquem assim dentro do seu ambiente.
Além disso, mantém a sua solução sempre atualizada em relação ao regulatório do Banco Central, e sobretudo, proporcionam alta redução de custos e implantação rápida.