A era da automação chegou e, com ela, a oportunidade para as empresas se beneficiarem das inovadoras modalidades de pagamentos inteligentes que estão prestes a decolar em 2024.
Os bancos têm investido pesadamente no ecossistema do Open Finance, e consequentemente no desenvolvimento de novas formas de pagamento inteligentes, com um aporte de aproximadamente 2 bilhões de reais nos últimos 3 anos, conforme relatado pela Febraban. Este investimento não é em vão.
O Open Finance, ou sistema financeiro aberto, é um catalisador essencial para o desenvolvimento e implementação dos pagamentos inteligentes. Ele permite a integração de dados financeiros, interoperabilidade entre sistemas e plataformas, estimula a concorrência e inovação, e aprimora a experiência do cliente.
No último ano, vimos um aumento significativo na confiança dos usuários no sistema financeiro aberto, refletido no expressivo crescimento no número de consentimentos: de 21 milhões em janeiro de 2023 para 42 milhões no mesmo período de 2024.
Aumenta a confiança nas transações financeiras digitais
Um estudo da Visa aponta para mais fatores que indicam um cenário de amadurecimento digital e para necessidade de adaptação das empresas ao novo ecossistema aberto:
58% das pequenas empresas se preparam para operar totalmente sem dinheiro físico em dois anos
92% dos empresários brasileiros esperam utilizar métodos de pagamento digitais em 100% de suas operações.
E a adesão dos brasileiros aos métodos de pagamento digitais não para por aí, uma vez que somos um dos líderes globais na utilização do método A2A (conta para conta) instantâneo, em que o dinheiro é transferido diretamente de uma conta bancária para outra.
Como vemos no estudo acima, cada vez mais, as companhias estão se integrando ao Open Finance e optando pela automação inteligente para reduzir custos e simplificar processos.
Ferramentas do Open Finance que vão Sustentar os Pagamentos Inteligentes
A solução de pagamentos inteligentes daTeros é customizada para atender às necessidades dos clientes, combinando diversas modalidades de pagamento digitais que estão se popularizando desde o início do Open Finance Brasil e vieram para ficar:
- BolePIX: Uma forma de pagamento que utiliza o PIX para liquidar boletos de forma instantânea, processando pagamentos de forma rápida e eficiente, sem os prazos de compensação dos boletos tradicionais.
- PIX parcelado: Permite que os pagamentos realizados via PIX sejam divididos em parcelas, oferecendo aos consumidores mais flexibilidade ao realizar compras.
- PIX programado: Permite que os usuários agendem pagamentos futuros utilizando o PIX, útil para programar pagamentos recorrentes, como contas mensais e aluguéis.
- Drex: O Real Digital, moeda digital em desenvolvimento pelo Banco Central, funcionará como uma alternativa ao dinheiro físico, com transações baseadas em tecnologia blockchain.
- Carteiras digitais: O Brasil é o quarto país que mais utiliza carteiras digitais no mundo, oferecendo uma forma conveniente e segura de realizar transações financeiras.
- Transferências inteligentes: Referem-se a transferências de dinheiro que são automatizadas e otimizadas com base em certos critérios.
Essas modalidades de pagamentos eletrônicos estão transformando a forma como as transações financeiras são realizadas no Brasil, oferecendo mais conveniência, segurança e eficiência para os consumidores e empresas.
Uma automação inteligente para pagamentos inteligentes
Ao integrar a automação de processos de pagamento via Open Finance ao fluxo decisório da empresa, a Teros ajuda as organizações a melhorarem sua eficiência operacional, reduzir custos, tomar decisões mais informadas e garantir uma posição financeira mais sólida a longo prazo.
Quer saber mais como a Teros automatiza o os seus processos de pagamento usando tecnologia Open e impulsiona seus resultados em 2024?