Muito se fala das normas e benefícios do Open Finance para instituições participantes reguladas, contudo o grande potencial do Mundo Open está no Open X. Essa evolução do ecossistema consiste em expandir os usos do Open para o setor privado e, portanto, criar o cenário ideal para soluções inovadoras que vão mudar a forma de fazer negócios.
Historicamente sabemos que o setor privado tem melhores condições de propiciar a expansão de novas formas de fazer negócio. Isso se deve ao fato desse setor aceitar a diversidade de iniciativas, ter um grande volume de produtos e serviços e, ainda, capacidade de investimento em novas tecnologias.
Outro fator importante é a flexibilidade estrutural desse setor, que permite a implementação do Open X para explorar e testar propostas inovadoras.
Atualmente, já é possível que empresas se integrem ao padrão de comunicação e segurança do Open Finance e usufruam de muitas das ferramentas que surgem diariamente no Mundo Open para atender demandas inicialmente das instituições participantes, mas que também estão disponíveis para uso geral.
O Open X é a expansão do conceito Open para o setor privado, uma vez que promove integrações e transações para além dos fluxos regulados. Por exemplo, o uso do Open para chamar canais, melhorar jornadas ou integrar cadeia de fornecedores já está acontecendo e todos podem participar.
“Indo direto ao ponto, o Open X traz a possibilidade de transformar as dores do setor privado em soluções/serviços, sem impactar em seu sistema legado, sem exigir grande investimento em tecnologia e ainda reduzindo radicalmente custos e tempo de go-to-market”
Juan Ferrés, CEO Teros
Afinal, no Mundo Open expor e consumir dados é apenas parte do sucesso da estratégia, pois o real valor está em incluir a informação extraída dos processos de inteligência e análise dos dados no fluxo de decisão de pessoas e empresas.
Usar o Open X é mais fácil e rentável do que parece…
Ao contrário do que parece, se conectar ao Mundo Open pode ser simples. O caminho mais indicado e pronto para usar é utilizar uma plataforma de integração de fluxo de dados, externa ao sistema legado da empresa. Esse caminho exige baixo investimento e oferece grande potencial para gerar resultados positivos de acordo com os objetivos da empresa.
Observamos algumas perguntas frequentes com as quais nossos executivos de vendas se deparam no mercado:
Na Teros, criamos jornadas personalizadas para o setor privado rentabilizar com o Mundo Open
A maior qualidade do Open X está no fato de que o setor privado pode habilitar o potencial do Mundo Open sem impactar na sua infraestrutura tecnológica. Usando o que já está pronto e apenas o que interessa ao seu plano de negócios, sem se preocupar com a complexidade do ecossistema como um todo.
Afinal, existem ferramentas Open que podem ser incorporadas em jornadas do setor privado. Portanto, nossa proposta é mostrar que independente do tamanho, o player X do setor privado já pode usar essas ferramentas para resolver “dores” dentro de sua estratégia de negócios.
E o que você ganha quando participa do ecossistema Open? A possibilidade de rentabilizar por meio de uma jornada customizada, com métricas, em um único “lugar” (Plataforma Teros) e com governança dos seus processos.
Quer saber mais? Entre em contato com nossos especialistas.