Os números divulgados pelo BC no último relatório de gestão do Pix só confirmam o sucesso na adesão deste meio de pagamento em transações cotidianas do brasileiro. Entretanto, por outro lado, temos o conceito de iniciação evoluindo rapidamente no Mundo Open.
Antes de mais nada é importante entender que Open Finance e Pix caminham juntos na construção do Mundo Open no Brasil. E o serviço de Iniciação, impulsionado na fase 3 do Open Finance, assim possibilitando a iniciação de transações por meio de instituições que não detêm contas dos usuários e que não possuem os valores transferidos na prestação do serviço.
Sempre com foco na melhor experiência do usuário e no estímulo a soluções inovadoras, o serviço de iniciação aumenta a competitividade no ecossistema e possibilita que instituições que estão fora do sistema financeiro possam realizar a iniciação de um Pix.
O Pix e a inclusão financeira dos brasileiros
No Brasil, apesar de avanços significativos nas últimas décadas, inegavelmente ainda existe um grande número de pessoas que não têm acesso a serviços bancários tradicionais. Nesse contexto, o Pix, surge como uma ferramenta poderosa para promover a inclusão financeira.
Em comparação com os métodos tradicionais, como boletos bancários ou transferências TED, o Pix geralmente têm tarifas mais baixas ou mesmo gratuitas, dessa forma tornando-o mais acessível para aqueles com menor poder aquisitivo.
O Pix não apenas simplifica as transações financeiras, mas também facilita o acesso a serviços bancários. Assim, com o Pix, as pessoas podem utilizar suas contas digitais ou carteiras virtuais, que são mais fáceis de abrir e gerenciar, para realizar transações financeiras. Sem dúvida isso permite que um número maior de brasileiros participe do sistema financeiro formal.
Mundo Open: benefícios de iniciar uma transação de PIx
A tecnologia do Mundo Open trouxe melhores experiências de pagamento para o usuário como os serviços de Iniciação de pagamento. Desta forma, o pagamento é realizado dentro do ambiente de compra, o que diminui as fricções para iniciar um Pix e melhora a jornada de pagamento, especialmente no comércio eletrônico.
É importante destacar que os aspectos regulatórios e a infraestrutura das funcionalidades do Pix via iniciação estão prontos para receber transações Pix por iniciação de pagamento desde o final de 2021.
Abaixo a jornada do Pix, por meio do Iniciador de pagamento:
Tanto a iniciação de pagamentos quanto o Pix são processos ágeis que reduzem o tempo das transações. Para as empresas, o Pix integrado ao ITP é uma forma de potencializar a conversão e aumentar a eficiência na gestão dos pagamentos. Redução de custos operacionais, segurança e alcance de usuários beneficiados pela inclusão financeira promovida pelo Pix.
A solução Parceiro da Teros viabiliza que qualquer empresa se integre a Iniciadores cadastrados e, por meio deles, possa melhorar a experiência do pagamento do seu cliente que poderá pagar com Pix via iniciações de pagamento, ou seja, sem sair do seu ambiente.