Há 2 anos, o Open Banking chegava no setor financeiro, porém a evolução foi grande, e hoje em dia, fazer o onboarding no ecossistema, agora chamado Open Finance, é fundamental para todos os setores da economia.
O Open Finance no Brasil já tem uma história. E dois anos na área de tecnologia é muito tempo se considerarmos que as mudanças nesse setor são rápidas e constantes. Assim, quando legitimamos a experiência brasileira no Open Finance, o fazemos com propriedade pois a experiência brasileira certamente se destaca no Mundo Open.
Ao lado de gigantes como Inglaterra, Índia e Austrália, o Brasil está ditando tendência e, dessa forma, inspirando outras nações a aderirem ao Open Finance. “Os membros da nossa comunidade OBE no Brasil atingiram cinco milhões de contas conectadas em um quinto do tempo que levou no Reino Unido” diz estudo publicado pela Open Banking Excellence (OBE)
A adesão é fundamental e ainda há desafios
Como tudo que é novo, o Open Finance ainda tem dificuldade em apresentar um sistema de mensuração de resultados que norteie, bem como estimule a criação de produtos inovadores e monetizados que são o verdadeiro objetivo do ecossistema.
Nesses dois anos muito se investiu em infraestrutura, muitos ajustes foram feitos na regulação, assim sobrando poucos recursos para investir em novos produtos. Nesta matéria do InfoMoney, Juan Ferrés, CEO da Teros, explica que ainda há muito o que fazer:
“A sequência de demandas regulatórias tira uma parte do fôlego para os lançamentos. É um jogo de difícil equilíbrio porque são muitas frentes para se trabalhar ao mesmo tempo e não se pode deixar nenhum lado ser impactado por alguma falha”.
No entanto, os palyers estão testando soluções à medida que a adesão dos usuários aumenta. E a adesão é fundamental para a saúde do ecossistema, aumentar o volume de dados transacionados com qualidade e segurança.
Os esforços em 2023, serão no sentido de informar a população em geral sobre os benefícios que terá ao compartilhar seus dados no Open Finance. De como valorizar o seu poder de negociação frente às ofertas, obtendo benefícios alinhados ao seu interesse.
Muito se evoluiu e é certo que está mais fácil participar do Open Finance
É hora de acreditar e mergulhar no Open Finance, e não só pelos números apresentados no último relatório do Open Finance Brasil mas, principalmente, porque o ecossistema é a porta para que todos possam aderir ao Mundo Open e extrair valor dessa cadeia.
E a fase 4 será o foco do Banco Central em 2023, permitindo ainda mais participantes e reguladores fora do sistema bancário. Por isso, é importante fazer o onboarding e estar preparado para o jogo, pois melhorias virão, bem como o aumento do volume de dados cada vez mais qualificados, que sobretudo vai possibilitar experiências melhores para todos os usuários das instituições financeiras no Brasil.
A alta complexidade e os custos da implantação de uma infraestrutura própria dedicada ao Open Finance até então desestimularam a adesão dos participantes ao novo ecossistema, mas então, o que mudou? E por que hoje é muito mais fácil e barato participar?
Por que como falamos no início, a evolução tecnológica e regulatória foi significativa e hoje permite aos participantes contratar o serviço de uma plataforma que agrega tudo em um só lugar. Dessa forma, a solução Teros para Open Finance possui diferenciais acelera e barateia o onboarding da empresa como Lígia Novazzi, COO & Sócia da Teros explica nestes dois vídeos curtos:
Na prática, como a Teros pode te ajudar a entrar no Open Finance?
- Conversar e entender o seu negócio;
- Identificar as conexões possíveis e que tipo de dados interessam ao seu setor;
- Disponibilizar um time especializado para te atender. Aqui temos times multidisciplinares e montamos um squad especial para a implantação de cada solução;
- Conectar a solução adequada para o seu negócio aos módulos Teros já desenvolvidos.
Isso explica a rapidez do processo! Como a solução de Open Finance é pré-desenvolvida, nos permite montar o seu quebra-cabeças e colocar para funcionar.
Então, quer saber mais? Entre em contato com nossos especialistas.