Até 2023 participamos ativamente da construção e evolução do Open Finance e do ecossistema que chamamos Mundo Open. Entretanto, para 2024 a expectativa é de que jornadas inovadoras tragam resultados concretos para o mercado.
Com este artigo iniciamos uma série de novos conteúdos onde exploraremos 5 jornadas de Open Finance inovadoras e eficientes que já estão prontas para usar no cenário atual do Mundo Open.
- Onboarding
- Crédito
- Pagamento/Faturamento
- Cobrança
- CPQ Pricing
ONBOARDING
Melhorar a experiência do cliente no onboarding digital seja B2B ou B2C é imprescindível para estar em qualquer setor do mercado hoje em dia. Isso porque, hoje, de acordo com pesquisa da Febraban, cerca de 77% das transações bancárias do país são realizadas digitalmente, principalmente via mobile. Logo, o nível de exigência do usuário aumentou e ele está muito mais seletivo nas transações.
Por outro lado, empresas que precisam de uma autenticação robusta, ou seja, de um cadastro com validação legal ainda sofrem com o processo de cadastro que é lento, caro e produz muitos erros. No entanto, estamos falando grandes players como Financeiras, Bancos digitais, Cadastro de fornecedores em grandes empresas (b2b).
Nesse sentido, qual a melhor estratégia para um onboarding que solucione os problemas que as empresas têm com cadastro e ainda proporcione uma boa experiência para o usuário final?
Acreditamos em uma solução que utilize recursos que já estão disponíveis no Mundo Open. Por exemplo, a validação feita via Open Finance utilizando o token/autenticação do banco do cliente, sem necessidade de cadastro, envio de documentos ou contratação de um certificado digital.
Nossa jornada de onboarding combina dados de qualidade e recursos do Mundo Open integrados ao fluxo de negócio da empresa. Contudo, essa integração envolve clientes, canais e fornecedores (tanto da empresa quanto de parceiros veja Teros Parceiro). Tudo isso em uma plataforma com Inteligência artificial (veja ODE Platform).
A Jornada de Onboarding da Teros inclui:
- Autenticação para acessar e validar informações via Open Finance
- Cliente ready for action
Resultados concretos:
- Reduz custos (Custos significativamente menores que certificados digitais)
- Melhora a experiência do cliente (Reduz o tempo do processo ao retirar a necessidade de envio de documentos pelo cliente)
- Garante dados de qualidade para análise assertiva
CRÉDITO
O consumo de crédito deve voltar a acelerar esse ano, devido à queda nas taxas de juros e redução da inadimplência. Segundo estudo da Febraban, a projeção para expansão do crédito em 2024 subiu de 8,3% para 8,5%. Outro dado relevante é de que, aproximadamente, 93% das contratações de crédito são realizadas via canal digital, especialmente mobile.
Esses insights podem ajudar financeiras e empresas que fazem vendas parceladas. Eles indicam que se sairá melhor o player mais ágil e assertivo na aprovação do crédito. Entretanto, existem alguns desafios:
- Os dados para análise de oferta de crédito são caros e geralmente olham sempre para o retrovisor.
- Dependência de indicadores de negativação em bureaus.
- Esteiras de crédito com estrutura engessada que dificulta conectar novos dados ou fazer ajustes, comprometendo a agilidade do processo.
A solução para esses desafios é uma jornada de crédito que utiliza recursos do Open Finance em uma plataforma flexível com barramento de dados (veja ODE Platform). Essa combinação traz a possibilidade de conexões padrões de mercado além da conexão aos dados do Open Finance. Nesta solução ainda é possível customizar a análise até o nível comportamental do cliente.
A jornada de crédito da Teros tem o diferencial de incorporar o módulo de Pricing (Open CPQ) priorizando a rentabilização do processo.
A Jornada de Crédito da Teros inclui:
- Conexão aos dados do Open Finance
- Acesso a informações seguras e de qualidade
- Plataforma de barramento de dados
- Análise com base nos parâmetros de risco pré-definidos
- Processo simplificado e otimizado
- Relatório de crédito analisado para sua empresa
Resultados concretos:
- Redução dos custos operacionais
- Melhora a experiência do cliente
- Ganhos significativos de produtividade
- Aumento dos Lucros
COBRANÇA
Uma jornada de cobrança integrada ao Open Finance, com acesso contínuo à informação em tempo real combinada com iniciação do pagamento permite a simplificação do processo de cobrança. Bem como, é aplicável a todos os setores da economia e reduz substancialmente os custos das empresas.
A Jornada de Cobrança da Teros inclui:
- Conexão aos dados do Open Finance
- Processo simplificado e otimizado
- Acesso à informação em tempo transacional
Resultados concretos:
- Dados qualificados para melhor análise
- Ganhos significativos de produtividade
- Aumento dos Lucros
PAGAMENTO/FATURAMENTO
Uma pesquisa global da McKinsey estima que as receitas das fintechs podem crescer 15% ao ano até 2028 alcançando mais de US$ 400 bilhões. Por outro lado, pesquisas confirmam que 59% dos brasileiros acreditam que este ano será melhor que 2023 e têm expectativas positivas para a economia em 2024.
Com o intuito de entendermos a importância de uma jornada de pagamento/faturamento integrada ao fluxo de negócio e ao Open Finance vamos analisar brevemente um recorte no mercado de investimentos.
O FIDC (Fundo de Investimentos em Direitos Creditórios) é um investimento de renda fixa, ou seja, seu rendimento está atrelado a uma taxa previamente acordada. Entretanto, o desafio é validar se as promessas de pagamento são reais (mitigar fraudes) e minimizar o risco do pagamento.
E onde entra a jornada de pagamento para solucionar essas questões? Sabemos que transações vindas de iniciações de pagamento têm risco de fraude devido os processos de autenticação. Outro ponto é que o Levantamento de dados dos participantes por meio do Open Finance melhora a qualidade da análise de risco da carteira.
Entretando, isso só é viável graças às jornadas de pagamento/faturamento integradas ao fluxo de negócio de qualquer setor por meio de plataformas de Open Finance com Inteligência Artificial.
A Jornada de Pagamento da Teros inclui:
- Conexão aos dados do Open Finance
- Conexão com parceiros
- Processo simplificado e otimizado
- Relatório de crédito analisado para sua empresa
Resultados concretos:
- Economia em SG&A (Selling, General & Administrative Expense)
- Melhora a experiência do cliente
- Ganhos significativos de produtividade
- Aumento dos Lucros
CPQ PRICING
Em um cenário de aquecimento da economia, qual o papel do Pricing? Rentabilização. Afinal, o objetivo principal é agregar valor nos negócios e alimentar a economia. Contudo, para se manter no jogo em 2024 é fundamental ter uma jornada de precificação flexível e ajustável às tendências do mercado.
A Jornada de CPQ Pricing da Teros inclui:
- Conexão aos dados do Open Finance e Open Gov
- Integração e cruzamento de dados
- Inteligência de dados
- Alçadas de aprovação
- Simulação de preços
- Processo com governança
Resultados concretos:
- Aumento de receita
- Mapeamento de novas oportunidades de mercado
- Aceleração do processo de Pricing
- Redução de erros e de custos estruturais
- Orçamentos mais rápidos
- Aumento de upsell
Quer saber mais como as jornadas da Teros podem auxiliar a resolver problemas como este e impulsionar seu negócio em 2024?