Cada transação na economia gera informações sobre padrões de valor e comportamento que impactam de forma diferente nos setores da economia
Uma venda é uma transação que ocorre mediante um preço acordado. O empréstimo é uma transação que ocorre mediante uma taxa. Dessa forma, cada transação diz muito sobre seus participantes e a inteligência de dados coleta e avalia esses dados. E os dados de um conjunto de compras realizadas identificam o perfil e o padrão de preferências do consumidor.
Cada participante é detentor apenas dos dados da transação que participou, mas se pensarmos que todas as transações fazem parte de um ecossistema amplo e inteiramente conectado, percebemos que essa rede é abastecida minuto a minuto, com informações preciosas sobre cada participante, e seria um desperdício não compartilhar essa riqueza para o benefício das pessoas.
E assim os dados começam a ser compartilhados em diferentes amplitudes, e termos como Open Finance, Inteligência de Dados, Inteligência Artificial começaram a fazer parte do nosso cotidiano.
E como os dados estão sendo usados nas transações em que participamos?
O compartilhamento e uso das informações nas decisões ajuda a reduzir os atritos nas negociações e torna a economia mais rápida e as negociações mais assertivas. A LGPD regulamenta o uso pessoal dos dados, ou seja, você é o dono dos seus dados e eles só podem ser usados, processados e armazenados de acordo com o seu consentimento.
Os dados de um conjunto de compras realizadas identificam o padrão de preferências do consumidor e isso cria, por exemplo, novas ofertas para o varejo, já que o consumidor recebe apenas as ofertas mais adequadas ao seu perfil.
Em relação à indústria, percebemos que um melhor planejamento de produção significa custos menores que podem ser repassados ao consumidor. E, novamente, o consumidor pode se beneficiar. E ao compartilhar os seus dados financeiros, você pode conseguir melhores condições de pagamento com menos intermediários.
O sistema financeiro é o facilitador das transações econômicas, o que o torna o grande detentor de informações na economia, além do governo, claro. Você já parou para pensar o que a sua fatura do cartão de crédito diz sobre você? Com certeza, o suficiente para que seus dados compartilhados, juntamente com os de milhões de outros usuários, impactem em diversos setores da economia, refletindo e direcionando as ações de cada setor.
Por isso, o Open Finance é uma realidade no Brasil, porque o mercado entendeu que compartilhar os dados de forma segura e regulada só vai enriquecer a economia.