Todo começo de ano as pessoas precisam fazer a Declaração de Imposto de Renda, o que é uma dor de cabeça para muitos brasileiros. Com o avanço do Open Finance, o processo de declaração tem tudo para se tornar mais fácil.
Isso é possível a partir da integração de dados, que pode trazer muitas vantagens para declaração de renda anual, já que as informações necessárias estão disponíveis e validadas em diversas instituições financeiras e de bens. Assim, o sistema aberto de dados possibilitaria que em poucos cliques a declaração de renda fosse completamente preenchida, reduzindo tempo e gastos dos contribuintes.
A Declaração imposto de renda pré-preenchida é uma novidade recente da Receita Federal, e tem sido bastante incentivada em detrimento da declaração tradicional, agilizando e facilitando o processo para os contribuintes. Ao optar por essa modalidade, o indivíduo autoriza o uso de dados que estão em outras instituições sendo usados pelo órgão público. Mas, a lista de instituições ainda é restrita, e o usuário precisa validar todas as informações antes de entregar o documento online.
Nesse cenário, o Open Finance possibilita que o processo seja ainda mais fácil e rápido. Pois o contribuinte poderia previamente autorizar as instituições financeiras e de bens diversos a compartilharem suas informações com a Receita Federal, já confirmando que as informações estão corretas. Desse modo, o preenchimento da declaração poderia ser feito rapidamente, sem necessidade de nova validação de dados.
O Pix, solução advinda do Open Finance, é uma mostra de como o processo de declaração de renda pode ser mais rápido e menos desgastante. Esse meio de pagamento tem sido bastante incentivado pela Receita Federal, de modo que aqueles que optaram pelo recebimento da restituição via Pix terão prioridade, sendo os primeiros a receberem. A combinação de diferentes produtos do Open Finance pode facilitar muito o cotidiano do contribuinte e da Receita Federal.