A tecnologia está em constante evolução e, por isso, é fundamental que as empresas trabalhem em conjunto com os órgãos reguladores para garantir a segurança e a proteção dos dados dos usuários no novo Mundo Open.
É sabido que nenhum monopólio se mantém para sempre, pois os hábitos comportamentais da população vão se adaptando de acordo com a realidade vivida naquele momento.
Olhando principalmente para grandes empresas e marcas, essa história de relutância com a evolução já está muito presente. Por volta de 1970, a Kodak, empresa de câmeras para fotografias muito reconhecida, chegou a ser dona de 80% da venda de câmeras do mundo e era responsável por 90% do mercado de filmes fotográficos.
Entretanto, mesmo sendo detentora de grande parcela do mercado, apresentou enorme receio que a câmera digital pudesse prejudicar as vendas de filmes fotográficos e fez com que a Kodak engavetasse um de seus projetos mais promissores naquele momento.
A consequência desse ato observamos até hoje, pois duas décadas depois, o mercado de câmeras digitais explodiu, trazendo uma tecnologia sem dúvida ainda mais avançada e acabou deixando as câmeras da Kodak ultrapassadas.
A empresa tentou sobreviver, mas não foi o suficiente e em 2012, abriu um pedido de falência, acabando com um legado de anos e impossibilitando a oportunidade de ter sido uma das grandes empresas de inovação.
O mesmo aconteceu com diversas empresas, como a Polaroid que compartilhava do mesmo segmento que a Kodak, ou, por exemplo, a Xerox que se viu estagnada.
Acompanhar a Evolução da Tecnologia
Nos casos mencionados acima, mesmo tendo um foco no segmento varejista, é possível concluir que adesão de inovação e tecnologia é uma jogada determinante para que a empresa possa evoluir no seu mercado de atuação. Assim, ccada vez mais, o cliente final tem experimentado e aprovado muitas das novas jornadas propostas neste segmento.
Trazendo para 2023, estamos experienciando um momento que trás com grande impacto essa discussão à tona novamente. De acordo com a pesquisa realizada pela Bloomberg, devido aos novos modelos de trabalho como home office e o híbrido, se estima que em Manhattan, NYC, os trabalhadores estejam gastando cerca de US$ 12 bilhões a menos do que antes da pandemia.
O estudo completo, demonstra com entrevistas, dados estatísticos e análises comparativas que realmente aconteceu uma diminuição dos gastos nos grandes centros empresariais em Nova York. Entretanto, o ponto de destaque é que essa redução não existe mais por completo, mas sim realocada para bares, restaurantes e lojas locais, perto das residências dos trabalhadores, mostrando novas tendências de consumo e que algumas empresas já estão sabendo lidar para não perder a oportunidade e o share do mercado.
Simplificação do processo de venda em lojas físicas
Um processo que já era comum em lojas da Apple e agora vem crescendo no Brasil, em lojas como da Centauro, é o pagamento direto com o vendedor, sem a necessidade de passar no caixa. Hoje vivemos em mundo com ultra fast fashion, onde a entrega é quase que instantânea, gerando um imediatismo do cliente nas compras o que faz a jornada tradicional de compra em uma loja física parecer obsoleta e demorado, gerando desistência da compra até o ato do pagamento.
Uma solução para isso é integrar a Iniciação de pagamentos (que é uma realidade do Open Finance) ao processo de confirmação de venda. O uso do conceito mais amplo de iniciação permite unificar a interlocução com o cliente e simplificar o fluxo de atendimento.
Pensando nisso, a Teros desenvolveu produtos que fazem justamente essa integração, conheça nosso produtos aqui.
Com o mundo cada vez mais digitalizado,a geração e a análise de dados se tornaram essenciais para o desenvolvimento serviços aderindo novas tecnologias que atendam a esse novo cenário.
Mundo Open
O universo Open é um movimento que tem ganhado cada vez mais espaço em diferentes áreas e setores. Além do Open Finance, que tem revolucionado a forma como as finanças são tratadas e acessadas, existem outros mercados que seguem os princípios de transparência, colaboração e interoperabilidade entre sistemas.
A Teros fez uma análise de possibilidades de negócios em alguns setores da economia e, neste primeiro volume, vamos abordar o setor energético (Open Energy), o setor da saúde (Open Health) e o setor alimentício (Open Food). Baixe gratuitamente o volume 1 do nosso ebook Explorando as Oportunidades do Mundo Open, Vol. 1 e boa leitura!
Na Teros, contamos com uma plataforma exclusiva de gestão de dados do Mundo Open, que viabiliza a integração e administração de fluxos de dados regulados, como, por exemplo, Open Finance, Open Insurance e Open Investments, e dados não regulados aos produtos e serviços das empresas, de qualquer setor da economia.
Quer saber mais? Entre em contato com nossos especialistas.