A Teros acompanha o Mundo Open desde seu surgimento, dessa forma apresenta material atualizado sobre as iniciativas do Open Banking pelo mundo, afinal a ideia do Mundo Open é abrir o conhecimento para que todos ganhem!
Os países estão explorando o Open Banking e criando versões que funcionam para sua população e seu sistema financeiro. Assim, à medida que os países continuam a adotar, isso acelera a transição para um mundo financeiro mais transparente, com melhores produtos e serviços.
Reino Unido e Europa foram precursores desse movimento, no entanto, muitos outros países estão trabalhando na criação de sua própria infraestrutura de Open Banking, assim colaborando com provedores de serviços terceirizados (TPPs) e incentivando o compartilhamento de dados entre bancos e TPPs. Dessa forma, o Open Banking tem seguido duas grandes linhas, orientado pelo mercado ou regulado.
OPEN BANKING: INICIATIVAS DIFERENTES NO MUNDO OPEN
Todas as iniciativas de Open Banking compartilham o objetivo de abrir os dados da conta bancária para terceiros confiáveis para assim, impulsionar a inovação e melhorar a experiência do cliente. Assim sendo, em todos os casos, as APIs são usadas para fornecer a solução técnica: abrir o acesso aos dados bancários.
Os países e regiões diferem na forma como implementam os padrões bancários abertos, bem como na funcionalidade e no escopo dos dados que podem ser acessados por meio de suas APIs. Então, por razões políticas, práticas e regulatórias, não há dois países ou regiões que abrem o sistema bancário da mesma maneira.
Atualizamos nosso Infográfico com dados sobre o Continente Africano, Croácia, Argentina, Holanda e Portugal. Dessa forma, dando uma volta ao mundo, podemos ver como Open Banking está rodando além do Brasil.
Então, confira no link abaixo mais sobre o assunto em matéria do Infomoney realizada em parceria com a Teros.