Os consumidores estão conhecendo melhor as regras da exposição de dados e sentindo mais confiança no compartilhamento de dados no ecossistema do Open Finance. Entretanto, para tirar as dúvidas que ainda restam, separamos para este artigo 5 mitos e verdades sobre o Mundo Open.
Com a implementação do Open Finance surgiram muitas dúvidas e incertezas nos consumidores e empresas sobre os impactos e consequências do sistema. Mesmo com o aumento de usuários, uma parcela ainda está relutante com o compartilhamento de dados. Por isso, abordamos 5 mitos e verdades sobre o sistema.
Antes de passarmos para os mitos e verdades, atualizamos os dados da pesquisa Open Finance Brasil, realizada pela Ipsos em 2023. De abrangência nacional e com um total de 1.000 homens e mulheres bancarizados, das classes A, B e C, com acesso à internet, o estudo teve o objetivo de entender os hábitos, percepções e sentimentos dos consumidores em relação ao sistema financeiro e ao Open Finance, e mostra que a adesão dos brasileiros ao sistema tem crescido: 52% dos entrevistados estão dispostos a compartilhar dados, enquanto em 2018, quando o levantamento começou, esse número era de 39%.
Ao se comparar os dados da primeira pesquisa, em 2021, com os de 2023, a percepção é de que as quatro principais preocupações dos pesquisados em relação ao uso do Open Finance apresentaram queda: em 2023, a insegurança em relação aos crimes financeiros caiu de 48% para 36%, a preocupação com a forma de utilização dos dados diminuiu de 45,8% para 34%, o receio de perder o anonimato dos dados reduziu de 43% para 29% e a preocupação com a falta de proteção dos dados passou de 41% para 28%. Além disso, 49% dos clientes que conhecem a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) relatam maior conforto ao compartilhar informações.
Vejamos, agora, os 5 mitos e verdades sobre o Open Finance.
EXPOSIÇÃO DE DADOS
Mito: consumidores e empresas ficarão fragilizados em relação a exposição de seus dados.
Verdade: o efeito deverá ser contrário, pois a partir de agora de fato, o consumidor é dono de seus dados e somente a partir do seu consentimento, participantes do sistema poderão compartilhar qualquer informação.
A regulação de Open Finance, bem como de LGPD, protege os consumidores e exige que cada transação de dados seja feita apenas sob o consentimento do usuário, de forma clara, transparente e com finalidades específicas.
Além disso, caso o consumidor tenha cedido seus dados e, por qualquer motivo, não queira mais compartilhar, o seu banco tem a obrigação de disponibilizar um serviço pelo app ou internet banking para que ele possa “desistir” do compartilhamento.
OFERTAS INDESEJADAS
Mito: haverá um maior volume de ofertas indesejadas – ligações de telemarketing, e-mails, entre outros.
Verdade: o volume de ofertas deve aumentar, mas não serão ofertas indesejadas, tendo em vista que as ofertas surgirão a partir do interesse do consumidor em liberar os seus dados para outros bancos ou fintechs de serviços que lhe interesse.
Sem dúvida, mais empresas irão se aventurar a prestar serviços financeiros e mais ofertas surgirão. Então, cabe ao consumidor também estar mais atento quando autorizar um compartilhamento para obter benefícios e evitar incômodos.
SOBRE A PROPRIEDADE DOS SEUS DADOS
Mito: o consumidor deixa de ser proprietário de suas informações pessoais.
Verdade: ao contrário. Agora sim seremos os donos. Antes os nossos dados eram dos bancos em que tínhamos conta. O sistema tradicional, até então fechado, se abre para novas instituições e produtos, passa a conferir mais controle e autonomia, além de promover mais oportunidades de satisfação para os seus clientes.
EXPOSIÇÃO DA VIDA PRIVADA
Mito: pode haver exposição da vida privada das pessoas com a troca de informações sobre compras, hábitos de consumo, locais que frequentam etc.
Verdade: tudo, de certa forma, que fazemos em nossos celulares, sites, GPS tem um “tracking”. Mas Open Finance não é isso. Trata-se do seu histórico financeiro que poderá ser compartilhado, quando quisermos, para uma finalidade que nos interessa.
POSSO ME ARREPENDER DE EXPOR MEUS DADOS?
Mito: uma vez disponível, o consumidor nunca mais terá controle dos seus próprios dados.
Verdade: o seu banco tem obrigação de disponibilizar um serviço pelo app ou internet banking para que você possa “desistir” de compartilhar, editar um consentimento dado anteriormente ou mesmo revogá-lo.
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