Estudo de Caso no Setor Financeiro: aumento de mais de 30% na concessão de crédito com redução da inadimplência média em 13,4%

Uma empresa do setor financeiro precisava reavaliar os limites de concessão de crédito da base de clientes da instituição financeira para permitir aumentar o volume de crédito

Uma administradora dos cartões encontrava-se com uma política de crédito tímida que não mais se encaixava com a rapidez de expansão de sua base de clientes, mas que ao mesmo tempo apresentava inadimplência relativamente alta em virtude de deficiências no processo de qualificação de crédito dos clientes existentes.

Com sua expertise em técnicas estatísticas e experiência no setor de crédito, a Teros propôs uma solução para reajuste de crédito individual com base no histórico de pagamento do cliente, suas características e avaliações pré-existentes de risco.

A conclusão foi que quanto mais tempo o cliente encontrava-se com a empresa, maior peso poderia ser dado ao histórico do bom pagador, permitindo à empresa expandir crédito especialmente para esse segmento, gerando maior receita com baixo risco.

A solução foi implementada por meio de um software customizado que permite que o assessor responsável por oferecer crédito utilize os resultados do estudo – de maneira simples e prática – para determinar o crédito ideal para seu cliente. Ao mesmo tempo, possibilita que o diretor de crédito visualize o resultado da nova política de crédito de acordo com parâmetros de sua escolha, como por exemplo, escolha de categoria de cliente e penalização adicional para casos de inadimplência.

 

Como funciona o software customizado

 

Funcionalidade para o assessor responsável por oferecer crédito: após inserir o código do cliente, o assessor recebe a estimativa de probabilidade de default, de quanto o cliente vai aumentar o uso de seu cartão em resposta ao aumento de limite, e o limite sugerido.

Tela do software que apresenta a Probabilidade de Default do Cliente.

Tela do software que apresenta a responsividade ao aumento de limite.

Tela do software que apresenta o limite sugerido.

Funcionalidade para o diretor de crédito: após selecionar parâmetros, o diretor pode visualizar o resultado da reotimização de crédito sugerida:

Tela do software que simula impacto de reajustes para diferentes segmentos de clientes.

Tela do software que apresenta a diferença no potencial de crédito à partir de alterações em parâmetros.

Resultados

 

A solução implementada obteve resultados em seus dois principais objetivos: conceder mais crédito e de maneira mais inteligente. Ao fim de 2019, a administradora de cartões havia aumentado sua concessão de crédito em 30% e ao mesmo tempo reduzindo sua inadimplência média em 13,4%.

Texto de Luís Paulo F B Jorge – Coordenador de projetos de pricing na Teros

Compartilhar:

PUBLICAÇÕES RELACIONADAs

inteligência artificial analisa padrões de dados

A Evolução da Inteligência Artificial no Reconhecimento de Perfis

solução pricing AI Teros

Precificação Inteligente para projetos de alta complexidade

Transformação Digital é Inevitável em um Mundo Conectado

inteligência artificial analisa padrões de dados

A Evolução da Inteligência Artificial no Reconhecimento de Perfis

solução pricing AI Teros

Precificação Inteligente para projetos de alta complexidade

Transformação Digital é Inevitável em um Mundo Conectado

Como o Pricing Dinâmico e a Inteligência Artificial estão Transformando a Gestão de Preços

Seu desafio é único.

Vamos construir essa jornada juntos?

Abrir bate-papo
Olá!
Podemos ajudá-lo?