Pricing na era da economia digital

O movimento online da economia trouxe consigo um aumento expressivo da capacidade de armazenamento e tratamento de informações

Compartilhar no linkedin
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Como o acesso global à informação exige estratégias de precificação cada vez mais estruturadas. Confira informações sobre o Pricing na era da economia digital.

A inclusão digital, atualmente impulsionada pela pandemia sem precedentes que iniciou-se no começo de 2020, catalisou a necessidade de acesso e digitalização de milhões de brasileiros. Esse movimento online da economia trouxe consigo um aumento expressivo da capacidade de armazenamento e tratamento de informações. E nossas vidas têm sido profundamente modificadas pela facilidade de acesso e de distribuição de conhecimentos e fatos. De revoluções políticas e sociais a comparadores de preços e indicação de serviços.

A era da informação permitiu que o consumidor tivesse acesso a produtos e serviços globalmente, bem como sua avaliação por outros consumidores e formadores de opinião dos mais diferentes segmentos e, claramente, isso mudou de vez a necessidade de olhar o preço pelo qual um produto ou serviço é oferecido. O pricing nunca foi tão importante.

Segundo pesquisa on-line realizada pela SPC Brasil e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), ainda em 2015 cerca de 56% da amostragem já fazia pesquisa on-line antes de compra em loja física. Paralelo a este hábito e segundo pesquisa da Fundação Getúlio Vargas (FGV), o Brasil já contava com um telefone celular por habitante no final de 2017, sendo a maioria deles um smartfone. Ou seja, o hábito de pesquisar e a ferramenta de busca estão nas mãos de todos os consumidores – literalmente falando.

 

Nenhum tipo de produto ou serviço escapa da comparação de um consumidor: Esse é um movimento já observado nos Estados Unidos e que deve atingir o Brasil. Segundo informações disponíveis no Google Insights, em 2017 os consumidores americanos já estavam na era em que a pesquisa era uma obsessão: a quantidade de busca por informações que indicavam os melhores produtos ou avaliações subiu significativamente entre produtos de menor valor agregado indicando que nenhuma decisão é pequena demais.

Baixe o e-book Pricing na Era da Economia Digital e entenda a importância de estruturar sua área de pricing.

Leia mais sobre o Mundo Open!

automação inteligente do pricing

Automação Inteligente de Pricing decide a venda em tempos de inflação

pricing automatizado no omnichannel

Pricing automatizado para o sucesso do omnichannel

Brasileiros confiam cada vez mais na LGPD e aderem ao compartilhamento de dados no Mundo Open