Especialista da Teros aborda 8 soluções de Inteligência de Dados que impactaram positivamente nos resultados de empresas em 4 setores da economia
“O Pricing tem como objetivo estruturar e automatizar os processos, ampliar ou criar controles (governança) dos processos internos de Pricing e cotação e otimizar os preços para aumentar share, rentabilidade ou margem” explica Lígia Novazzi, COO da Teros.
Quando falamos de precificação no mercado, um objetivo muito almejado é encontrar o melhor preço para seu produto ou serviço e consequentemente, crescer o seu negócio. E para alcançar essa meta, trouxemos uma visão de quatro setores da economia, com cases para exemplificar como a Inteligência de Dados funciona na prática e como as soluções para área de Pricing impactam diretamente nos lucros das empresas.
INDÚSTRIA
Analisando o cenário atual do Brasil, os principais tipos de indústrias são as automobilísticas, petroquímicas, alimentares, de minerais não metálicos, soja, têxtil, de vestuário, metalúrgica e mecânica. O setor industrial brasileiro é um dos maiores geradores de empregos no Brasil e fortalece todo o setor produtivo.
Para o case do setor o objetivo era ganhar market share com fidelização dos clientes e sem prejudicar as margens, após os estudos feitos pela Teros, foi decidido redesenhar a política de incentivos de forma integrada à política de preços estimulando a fidelização e atração de clientes. Os resultados demonstraram um aumento de 10,1pp de market share, com aumento da margem de contribuição.
BENS DE CONSUMO
A indústria de bens de consumo é extremamente importante para o crescimento da indústria brasileira. Por transformar matéria-prima vinda do campo e de outras indústrias de base, é o termômetro da demanda do mercado consumidor. Segundo dados do Portal da Indústria, o setor industrial representa 20,4% do PIB do Brasil e responde por 69,2% das exportações de bens e serviços.
Nesse case a empresa tinha dificuldade operacional em precificar mais de 25.000 clientes e 1.000 SKUs. Para resolver essas questões a Teros construiu um algoritmo para cálculo automático de preço ideal individualizado, no nível cliente-SKU. E o resultado do trabalho feito foi um aumento de 30% na margem bruta (valor) em 9 meses.
EDUCAÇÃO
A educação impacta todas as demais áreas de atuação, afinal, é a partir dela que os indivíduos se desenvolvem como cidadãos e profissionais. Além de ser um recurso essencial para o desenvolvimento econômico do país.
A empresa a seguir precisava definir o Pricing de suas unidades, segregando por curso e posicionamento da concorrência. Para isso, a Teros estimou os preços de reserva dos pais de cada unidade e criou um processo de revenue management para gerir política de descontos das unidades. O case resultou em um aumento de 14% na margem bruta da operação de escolas no primeiro ciclo de matrículas implementado.
TRANSPORTE
Devido a importância deste setor para economia brasileira e pensando em um futuro próximo, as palavras chaves são Inovação e tecnologia, esses são os conceitos que vão nortear o setor logístico nos próximos anos. As empresas em busca de alta performance terão que estar alinhadas às tendências para transporte de carga no Brasil.
No exemplo utilizado nesse caso, a empresa tinha um desequilíbrio no nível de utilização de rotas, com dificuldade para obter margens saudáveis de lucro. A equipe Teros decidiu construir um algoritmo de revenue management para maximizar a ocupação de rotas por meio de Pricing, integrando áreas e métricas do negócio, aumentando o volume transportado no primeiro trimestre.
Todos esses cases apresentados usaram como solução a combinação de Inteligência de Dados Incorporada com tecnologia, arquitetura flexível e personalizável para atender as necessidades de cada setor, reduzindo erros, produzindo cotações rapidamente e agilizando aprovações. Você pode ler nossos artigos e conhecer mais sobre Inteligência de Dados e Pricing.
Por Lígia Novazzi
Para acessar mais cases e ver os números completos, clique no botão abaixo.