No mundo dos negócios, a cada novo horizonte e possibilidade explorados, novas terminologias de Inteligência Artificial surgem. Certamente no universo Open Finance, isso não é exceção.
Com o avanço da Inteligência Artificial e seu impacto em diversos setores, é fundamental estar familiarizado com os principais conceitos e terminologias. Com isso em mente, nós, da Teros, estamos criando um dicionário que será atualizado regularmente com os termos mais importantes e relevantes do universo da IA. Então neste espaço, você poderá se manter atualizado e entender melhor como a IA pode transformar o mercado atual, bem como criar novas oportunidades de negócios. Então, fique de olho em nosso blog para acompanhar todas as atualizações do nosso dicionário de termos de Inteligência Artificial.
Queremos compartilhar com você o que foi construído até agora e convidá-lo para trazer sugestões de conceitos para incrementar o dicionário, além de compartilhar com alguém de sua rede que também possa participar.
1. Open Banking: Conjunto de leis, processos e padrões tecnológicos que permitem os participantes do sistema financeiro (banco, fintechs, empresas de pagamentos), compartilhar dados e serviços a partir do consentimento do consumidor. O Banco Central do Brasil é o órgão responsável pela regulamentação estabelecida.
2. Open Finance: Formato amplificado do Open Banking com a integração de seguros, investimentos, câmbio e pagamentos.
3. API: Application Programming Interface (API), o conceito de API nada mais é do que uma forma de comunicação entre sistemas. Elas permitem a integração entre plataformas através de uma série de padrões e protocolos pré-definidos, o que facilita o acesso dos desenvolvedores.
4. Iniciadores de Pagamentos: É um serviço que vai permitir aos usuários iniciar uma transação de pagamento – que será efetivada em uma conta de depósito ou pagamento – comandada em uma instituição não detentora de conta. Clique para saber mais.
5. Pix: É um sistema de pagamentos eletrônicos criado pelo Banco Central do Brasil, que permite a transferência de dinheiro entre contas bancárias em tempo real e de forma instantânea, 24 horas por dia, todos os dias da semana, incluindo feriados.
6. Inteligência de Dados: É a coleta, organização e análise de informações por meio de plataformas de automação que auxiliam em tomadas de decisões estratégicas. Dessa forma, podemos viabilizar a customização em massa dos seus produtos e serviços a partir do uso de dados, buscando atingir os melhores resultados. Clique aqui para saber mais.
7. Inteligência Artificial: Também conhecido como Artificial Intelligence é considerada um avanço tecnológico que permite que sistemas simulem uma inteligência similar à humana, assim indo além da programação de ordens específicas para tomar decisões de forma autônoma, baseadas em padrões de enormes bancos de dados. Um exemplo na prática é a Siri da Apple.
8. Machine Learning: É uma subárea da inteligência artificial que se concentra no desenvolvimento de algoritmos e modelos capazes de aprender a partir de dados e realizar tarefas específicas sem serem explicitamente programados para elas. Assim, por meio do uso de técnicas estatísticas e de análise de dados, permite que os computadores reconheçam padrões em grandes conjuntos de informações e, a partir desses padrões, possam fazer previsões, bem como tomar decisões. O machine learning é amplamente utilizado em diversos campos, como reconhecimento de voz, classificação de imagens, análise de sentimentos, recomendação de produtos, entre outros.
9. Open Data: Dados abertos em português, refere-se a dados que estão disponíveis ao público em geral para acesso, uso e redistribuição sem restrições de direitos autorais, patentes ou outros mecanismos de controle. Esses dados podem ser disponibilizados em diversos formatos, como arquivos de texto, planilhas, bancos de dados, imagens, entre outros.
10. CBDCs (Central Bank Digital Currencies): Moedas Digitais do Banco Central em português, são uma forma digital de dinheiro emitida e garantida pelo banco central de um país. Ou seja, são uma forma de dinheiro eletrônico oficial, emitido pelo governo. Têm como objetivo modernizar o sistema financeiro e oferecer uma alternativa mais segura e eficiente para pagamentos e transações financeiras.
Na Teros, contamos com uma plataforma exclusiva de gestão de dados do Mundo Open, que viabiliza a integração e administração de fluxos de dados regulados, como, por exemplo, Open Finance, Open Insurance e Open Investments, bem como dados não regulados aos produtos e serviços das empresas, de qualquer setor da economia.
Então, quer saber mais? Entre em contato com nossos especialistas.