Estudo de Caso no Setor de Transportes: integração de áreas, governança e uso de algoritmos aumentam taxa de ocupação e rentabilidade

Uma empresa do setor de transportes tinha desequilíbrio no nível de utilização de rotas, com dificuldades em obter margens saudáveis no negócio, desta forma, precisando de uma solução de value-pricing. O algoritmo de revenue management na solução de value-pricing ajudou a otimizar rotas e aumentar a rentabilidade.  

Uma grande transportadora brasileira atuava com precificação voltada para os custos da própria companhia. Muitas de suas rotas atuavam com baixa ocupação, enquanto outras não possuíam capacidade de atendimento para a eventual demanda por transporte por parte de seus clientes.

Com uma estrutura de preços engessada e sem a capacidade de prever com precisão a demanda por seus serviços, a empresa tinha poucos recursos para adaptar seus preços à situação que estava enfrentando a cada momento.

Teros propôs uma solução de value-pricing que leva em consideração a estimativa de demanda em cada uma das rotas, além da flutuação dos custos, o nível de competição entre as rotas e a taxa de ocupação em cada um dos trechos.

Tela do software customizado que apresenta a estimativa de ocupação de uma rota, dividida em cada um dos seus trechos.

A solução de value-pricing foi implementada por um software customizado, alimentado por um algoritmo de Revenue Management. O software trouxe governança em todo processo de precificação, da equipe de pricing até a equipe de vendas. Para a equipe de vendas, o software proporcionou agilidade ao processo de negociação, apresentando em poucos cliques a cotação sugerida e as alçadas de desconto. Já para a equipe de pricing, a solução trouxe facilidade na operação do sistema de Revenue Management, além de controle total sobre a política comercial e seus resultados.

Ao ajustar os preços conforme a demanda projetada, a solução garante que todas as rotas com baixa ocupação se tornem atrativas frente à concorrência. Já no caso de rotas com alta demanda, o software calcula que a rentabilidade do serviço será tão alta quanto possível.

Como funciona o Software Customizado para a Solução de Value-Pricing

Funcionalidade para a equipe de vendas: ao preencher as informações do cliente, da rota e da carga, o software retorna as informações essenciais para a venda, como o preço recomendado e a margem otimizada para o serviço específico.

Tela do software customizado para o vendedor que apresenta os campos de entrada para a simulação do frete e o resumo de informações da negociação sugerida.

Caso o cliente atenda à alguns requisitos, o vendedor tem autonomia para reduzir o preço dentro de uma alçada dinâmica, que considera a disposição à pagar do cliente. Após a negociação, o vendedor pode armazená-la no histórico, de modo que consiga acessá-la posteriormente.

Tela do software customizado para o vendedor que apresenta o frete mínimo (segundo frete recomendado) para cada negociação.

Funcionalidade para a equipe de pricing: o software permitiu operacionalizar o Revenue Management e, ao mesmo tempo, controlar todos fatores que influenciam a precificação. O analista de pricing tem fácil acesso à situação atual de ocupação de todas rotas e trechos, histórico de negociações, preço dos serviços concorrentes e componentes de custos.

Painel do software customizado para a área de pricing que apresenta o detalhamento da negociação e componentes de custo.

Além disso, é possível alterar parâmetros para fazer pequenos ajustes no algoritmo, como componentes de custo e meta de conversão, de forma a garantir a flexibilidade que o pricing precisa.

Tela do software customizado para a área de pricing que apresenta o campo de edição para alguns parâmetros.

Resultados

 

A empresa aumentou o volume transportado em 12,1p.p. ainda no primeiro trimestre pós implementação. Além disso ganhou agilidade nas negociações, com o time comercial cotando preços em tempo real.

Texto de Igor Statonato – Coordenador de Projetos de Pricing na Teros 

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