Como em tudo o que envolve tecnologia e soluções digitais, as instituições e empresas pioneiras na automação de jornadas para seus clientes têm, certamente, mais chances de sucesso.
Por exemplo, o Pix, meio de pagamento instantâneo implantado pelo Banco Central em 2020, é, segundo o Banco Central, o meio de pagamento mais popular do Brasil. Em 2024, o uso do Pix tem batido recordes atrás de recordes: somente no dia 5 de abril deste ano, foram feitas 201,6 milhões de transferências via Pix para usuários finais.
O Open Finance, uma evolução do Open Banking, permitiu a implantação do iniciador de pagamento (ITP), criado na terceira fase do Open Banking. O Mercado Pago foi a primeira plataforma autorizada pelo Banco Central a operar com essa licença regulatória. Segundo a fintech, por meio do seu aplicativo, as pessoas podem fazer transferências via Pix de outras contas para a sua conta do Mercado Pago de forma mais simples e imediata. Isso diminui a fricção na hora de fazer um pagamento. Essa nova função está sendo disponibilizada para uma base reduzida de usuários e liberada de forma escalonada para os cerca de 20,5 milhões de usuários do Mercado Pago.
Apesar dos esforços necessários para a implementação, o que ficou para trás foi “a parte fácil”. O desafio agora é criar produtos e serviços que, de fato, mudem a experiência do usuário a partir da automação de jornadas via Open Finance. Ou seja, é preciso saber o que fazer com as informações e com o padrão de conexão criado pelo Banco Central.
Sabemos o quanto é difícil implantar uma nova solução tecnológica ou de negócios, seja para se adequar às novas regulações vigentes ou para se manter competitivo no mercado. Uma das maiores reclamações das instituições e empresas, quando procuram uma solução SaaS no mercado, é o impacto causado no sistema legado e não poder contar com uma equipe de atendimento acessível, com a qual possa trocar informações e ajustar necessidades.
Via de acesso rápido por meio do Mundo Open
A Teros criou uma plataforma inteligente para automação de jornadas que utiliza os padrões do Open Finance, Open Gov e Open APIs para simplificar processos de empresas de qualquer setor com os benefícios da tecnologia Open inicialmente desenvolvida para o mercado financeiro. A solução de automação da Teros ocorre em 3 etapas:
1. Infraestrutura e regulatório
A primeira etapa deixa a infraestrutura pronta para se conectar ao ecossistema de Open Finance. Essa infraestrutura inclui serviços como:
- Utilização do Authorization Server
- Colocar APIs em funcionamento
- Fazer as atualizações regulatórias.
2. Governança de dados e rastreabilidade
Uma vez que a infraestrutura de conexão ao Mundo Open está instalada, surge a necessidade da governança, ou seja, o conjunto de ações que irá definir as responsabilidades e vai ajudar a desenhar os processos para tomadas de decisão. Lembrando que agora a empresa estará participando de um ecossistema onde haverá uma intensa troca de dados entre empresas e também uma necessidade constante de gestão de consentimentos dos usuários.
3. Camadas de inteligência e negócios
A empresa está conectada e desenhou um processo de governança. E agora? É nesse momento que as jornadas são customizadas de acordo com seus objetivos estratégicos da empresa. De forma simplificada, o Mundo Open dá acesso a dados de qualidade enquanto as camadas de inteligência da plataforma interpretam e permitem automatizar o fluxo decisório, ampliando as possibilidades de serviços e as formas de interação do cliente.
Desde o início do Open Finance no Brasil, muito foi feito em termos de infraestrutura e desenvolvimento de ferramentas, entretanto, o momento agora é de expansão do ecossistema para todo o setor privado que tem condições de elevar as jornadas existentes e inovar em novos produtos e serviços.
Por que é importante investir na automação de jornadas?
Porque o mercado ganhou mais competitividade e inovação, uma vez que as instituições e empresas são levadas a ofertar produtos e serviços com menores tarifas e maior qualidade, adequando-se ao perfil de cada consumidor. Assim, a diversidade de canais, as várias formas de pagamentos instantâneos e o aumento do nível de exigência dos clientes, pedem que as jornadas sejam simples, transparentes e seguras.
Quer saber como a Teros pode te ajudar com a automação de jornadas de forma inteligente?