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Acertar na Precificação dos Produtos e serviços te coloca a frente no mercado

  • Governança de Dados, Todos
  • outubro 16, 2022

Você sabia que nem sempre a Precificação de produtos e serviços mais adequada é a que tira o melhor resultado estático, mas é a que está mais alinhada às estratégias de Pricing da empresa. Por isso, é importante entender os papéis do preço em uma organização. 

Assim, podemos entender que a precificação eficiente está alinhada com a essência do negócio. Portanto, uma boa estratégia de Pricing utiliza todos os insumos possíveis antes de chegar a uma definição e identificar qual solução é mais adequada para garantir sua eficiência. 

Precificação e Economia comportamental

A Economia Comportamental é uma das ferramentas que devem ser consideradas na hora de montar sua estratégia de Precificação.

Separamos 3 táticas dessa vertente da economia que nos fornece insumos importantes para definirmos a solução mais eficiente para cada negócio.

  1. Ancoragem: a decisão de compra tem base na comparação. É quando levamos o cliente em uma jornada de negociação inteligente envolvendo preços de substitutos e concorrentes construídos para cada oferta. RESULTADO: mais conversão e menos necessidade de descontos.
  2. Enquadramento Comportamental: existe o preço certo para cada padrão de cliente. Dessa forma, transformando seus dados em padrões de comportamento, você pode responder a algumas perguntas: Quais clientes você está perdendo? Qual a capacidade financeira do seu cliente? RESULTADO: adequação de proposta, bem como drivers de resultado.
  3. Segmentação Comportamental: grupos podem ser criados com base nos principais padrões comportamentais dos clientes. Então,entenda o posicionamento de preço para cada grupo mapeado e amplie o alcance das suas ofertas direcionando para grupos com percepção similar de valor. RESULTADO: eliminação da canibalização e aumento nos lucros

Você sabia que, conforme matéria publicada na Rede Brasil , “atualmente, 40% dos itens no varejo, em média, teriam mais lucro e consequentemente faturamento se sofressem um reajuste no seu preço, segundo dados da área de Pricing da Nielsen. Entretanto só o reajuste não é segurança na assertividade da venda: 55% dos produtos têm preço médio acima do mercado.”

Vale a pena ler a matéria completa onde nossa COO constrói cenários e explica como acertar na Precificação.

“Isso demonstra que é fundamental contar com uma solução de Pricing eficiente, capaz de detectar padrões de comportamento dos consumidores gerados por meio das transações”

Lígia Novazzi, COO & Sócia da Teros

Leia mais sobre o tema:

Neste vídeo Juan Ferrés, CEO da Teros, explica porque os papéis do preço em uma organização, e, você também pode ler este artigo que aborda Precificação e tecnologia. 

A Teros facilita a integração dos seus dados com soluções de Precificação de produtos e serviços na medida para o seu negócio. Então , ficou curioso? Fale com nossos especialistas.

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