Governança para Open Banking

Teros e Barcellos Tucunduva lançam primeira solução completa de governança regulatória para open banking

Compartilhar no linkedin
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Parceria une a expertise jurídica e tecnológica e auxilia empresas a implantar e cumprir simultaneamente as regulamentações de governança para open banking e Proteção de Dados (LGPD) de forma segura

Barcellos Tucunduva, escritório de advocacia com mais de meio século de experiência em questões abrangentes do direito, notadamente em direito empresarial, e a Teros, mais de 15 anos especializada em soluções de inteligência de dados e regulação, anunciam a primeira solução de porte para governança de open banking, já estruturada para operar em um modelo de open finance.

 

A principal premissa do open banking é que o cliente seja o titular dos seus dados pessoais, não mais os bancos, dando a ele mais poder de decisão. Caberá ao consumidor autorizar ou não compartilhar seus dados, além de ter mais liberdade para buscar serviços adequados ao seu perfil e com custo menor.

A solução criada pela Teros, conta com um módulo jurídico desenvolvido em conjunto pelas empresas e é pioneira em oferecer governança completa para open banking, conversando com diferentes áreas das empresas, desde TI até compliance e jurídico. O recurso irá auxiliar as companhias na implantação, na regulação e a cumprir simultaneamente as regulamentações de open banking e Proteção de Dados (LGPD) de forma segura, principalmente em relação às questões jurídica, regulatória, de compliance e segurança de dados.

“O foco do BTLAW está em amparar as questões relacionadas aos termos de consentimento, o pilar central para que o fluxo de dados aconteça entre os entes participantes. Asseguramos a segurança jurídica e a Teros, que também agrega know-how regulatório, embarca os componentes de tecnologia e inteligência de dados”, explica Giancarllo Melito, advogado, sócio do BTLAW. 

 

O segundo objetivo é o de conduzir seus clientes ao “mundo” do open finance e, com isso, contribuir para que eles criem oportunidades de negócios a partir da regulação do open banking. 

 

“A proposta é encurtar o caminho das empresas participantes ao open banking, com um SaaS modular que envolve a exposição de dados, hub de integração de APIs, motor de consentimento, APP de consentimento, entre outros artefatos. Nossa missão em conjunto com BTLAW é impulsionar a integração de dados de maneira segura favorecendo a criação de novos ecossistemas”, afirma Juan Ferrés, CEO da Teros. 

  

A solução terá padrões de comunicação para que as empresas possam, não só integrar, mas oferecer novos produtos e disponibilizar seus dados com segurança, acessar outros sistemas e ter uma gestão que minimize o risco da troca de informações. Ela poderá ser consumida por bancos e qualquer outra instituição regulada (empresas de cartão de crédito, consórcios, financeiras, correspondentes bancários) e não regulada (varejistas, indústria, serviços).

Sobre a Teros

 

Fundada por Juan Ferrés, Teros desenvolve soluções tecnológicas a partir de análises e estratégias autorais de negócios, baseadas em ciência de dados, amplo conhecimento e atuação em setores econômicos globais e locais. Há 15 anos no mercado, Teros é especialista em desenhar estratégias de negócios baseadas em inteligência de dados, resolvendo desafios complexos por meio de desenvolvimento de soluções eficientes, acessíveis, implementáveis e pautadas em tecnologia. Com visão global, rigor metodológico, foco em qualidade e resultados, Teros incorpora seu avançado know how técnico em economia e negócios para prever riscos, organizar e transformar dados em valor para seus clientes. 

 

Sobre a Barcellos Tucunduva

 

Fundado por Gilberto Tamm Barcellos Corrêa e posteriormente integrado por Manoel Araujo Tucunduva, o escritório Barcellos Tucunduva Advogados dedica-se, desde 1954, ao Direito Empresarial Contencioso e Consultivo.

Com sede em São Paulo, escritórios no Rio de Janeiro, Brasília, correspondentes em todo o Brasil e associado à IR Global, rede internacional com presença em mais de 100 cidades no mundo, Barcellos Tucunduva Advogados está capacitado para assessorar seus clientes no Brasil e no exterior. O escritório é reconhecido no contencioso empresarial pelas suas constantes vitórias e altas taxas de êxito em causas de grande expressão, assim como na consultoria jurídica em questões de alta complexidade. Voltado predominantemente ao atendimento de empresas, Barcellos Tucunduva Advogados atua fortemente em: Bancário, Mercado Financeiro e de Capitais, Fundos de Investimento, Contratos, Negócios Imobiliários, Infraestrutura, Meios de Pagamento, Tecnologia, Propriedade Intelectual, Privacidade e Proteção de Dados, Societário, Startups, Trabalhista e Tributário.

 

Contatos para imprensa:

 

Ivelise Cardoso (11) 99666-6653 – ivelise.cardoso@agenciafr.com.br 

Renan Albertini (11) 99462-3998 – renanalbertini@agenciafr.com.br

Leia mais sobre o Mundo Open!

pricing automatizado no omnichannel

Pricing automatizado para o sucesso do omnichannel

Brasileiros confiam cada vez mais na LGPD e aderem ao compartilhamento de dados no Mundo Open

WhatsApp no Mundo Open: Inúmeras Possibilidades de Negócio