empresa precisava expandir o mercado e trazer clientes

Estudo de Caso no Setor de Transportes: como expandir o mercado e prospectar clientes a partir de demandas regionais

Compartilhar no linkedin
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Uma empresa do setor de transportes precisava acelerar a prospecção de clientes em áreas com baixo market share, pois enfrentava dificuldades em expandir o mercado em cada região

Uma empresa do setor de transportes apresentava dificuldades na prospecção de novos clientes. Atuando nacionalmente em diversas rotas, seu serviço enfrentava dificuldades particulares para expandir em cada região.

 

Teros propôs uma solução customizada de demanda regional, através de um estudo que leva em consideração a disponibilidade de carga a ser transportada em cada região, as vantagens comparativas com outros modais, o perfil do demandante para o modal de transporte da empresa e os custos envolvidos no serviço.

 

Mapeamos e identificamos as empresas mais propensas a demandar o serviço ofertado e construímos índices para direcionar a força comercial de nosso clientes.

A conclusão do estudo foi que a demanda pelo serviço da transportadora dependia principalmente dos custos relativos entre diferentes modais, bem como do porte e setor econômico de atuação das empresas.

A solução demanda regional foi implementada por meio de um software customizado que permite que a empresa encontre quais são as regiões de maior demanda e ao mesmo tempo mais vantajosas em termos de custo, permitindo expandir o mercado nesses locais. Assim ela consegue direcionar seus esforços comerciais com maior precisão. Além disso, também apresentamos uma listagem de potenciais clientes ranqueados e classificados de acordo com suas características e localidade.

 

Como funciona o software customizado

 

O software compara todas rotas no modal da empresa e nos modais concorrentes. Selecionando uma origem e destino é possível ver mais detalhes da rota, como o trajeto no modal terrestre e carga potencial. Também é possível visualizar os municípios mais relevantes em termos de potencial de clientes e volume de carga para a transportadora.

empresa precisava expandir o mercado e trazer clientes mapa

Tela do software customizado que apresenta a comparação entre rotas de diferentes modais.

Todas informações de rotas levantadas também foram disponibilizadas em formato de tabela, para visualização e download. Assim a equipe comercial pode trabalhar de maneira mais flexível.

expandir o mercado tabela

Tela do software customizado que apresenta tabela com dados para download, adicionando flexibilidade em seu uso.

Além disso, a ferramenta vai além: ela identifica, em cada cidade, quais são as empresas com maior propensão a se tornarem clientes à partir do score criado pelo estudo. Foi montada uma base de dados com milhares de empresas identificadas, com localização e informações de contato. Assim, a equipe comercial sabe, com grande precisão, quais empresas procurar para aumentar a ocupação em cada uma das rotas operadas.

expandir o mercado tabela 1

Tela do software customizado que apresenta os clientes potenciais do Brasil todo, ranqueados pela propensão a se tornar cliente.

Resultados

 

A empresa alcançou uma substancial aceleração da receita com clientes novos direcionados pela ferramenta já nos 6 primeiros meses de uso. Este projeto, assim como outros similares, encontrou um resultado exponencial à medida que a equipe comercial aprendeu a utilizar as informações da ferramenta com maior eficiência, além do efeito cumulativo em resultados (novos clientes entram e incorporam base de clientes ativos).

Texto de Igor Statonato – Coordenador de projetos de pricing na Teros

Leia mais sobre o Mundo Open!

pricing automatizado no omnichannel

Pricing automatizado para o sucesso do omnichannel

Brasileiros confiam cada vez mais na LGPD e aderem ao compartilhamento de dados no Mundo Open

WhatsApp no Mundo Open: Inúmeras Possibilidades de Negócio