Esqueça o achismo quando buscar por uma Solução de Pricing

Esqueça o “achismo” quando buscar por uma Solução de Pricing

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Ferramentas tecnológicas que analisem o padrão de comportamento do consumidor e ofereçam um simulador de preço são a chave para encontrar a Solução de Pricing mais eficiente para o seu negócio.

Quando vamos ao supermercado e realizamos uma compra, uma transação é feita com o preço acordado por ambas as partes, sendo, estabelecimento e consumidor. Dessa forma, esse processo gera informações, bem como nos revela um padrão de comportamento de cada indivíduo.

Neste cenário, podemos perceber que os dados obtidos por meio de transações são importantes para que a empresa possa definir métricas mais assertivas quando falamos de precificação. Contudo, isso não se limita somente ao mercado B2C (Business to Client) e podemos ampliar também ao mercado B2B (Business to Business), por exemplo, quando falamos de compras de matérias primas, insumos e entre outros.

Com o grande crescimento do on-line, novas questões foram apresentadas. Assim, a grande facilidade que o público tem na Internet, em plataformas colaborativas e ferramentas de comparação de preços, aumentou exponencialmente.

Você sabia que 68% das marcas próprias não estão precificadas corretamente em relação ao equivalente nacional.

SOLUÇÃO DE PRICING

Assim, a precificação precisa ser feita de forma inteligente e estruturada em um simulador de preço. Todavia, para chegar ao preço ideal, existem inúmeras estratégias de precificação disponíveis, porém é necessário uma avaliação de item a item, o que demanda uma análise complexa. Por isso, a área de Pricing está muito ligada ao grau de maturidade das empresas, objetivos, bem, como de seus modelos de negócio. 

A estratégia que levará a uma Solução de Pricing assertiva deve responder às seguintes perguntas:

  • Qual o nível de concorrência do seu mercado?
  • Quais são as principais marcas concorrentes?
  • Quais são os principais produtos concorrentes? E os complementares?
  • Qual o comportamento das empresas: líderes ou seguidoras, agressivas ou passivas?
  • Como reagem seus principais competidores a pressões externas?
  • Quão transparente são os preços de todo o mercado? Como é feita a comunicação?

Após compreender como funciona o ambiente em que a empresa está inserida, devemos considerar o tipo de consumidor com o qual a empresa se relaciona. 

Consumidores podem ser identificados de diferentes formas, sendo assim: por tipo (empresa, indivíduos ou setor público), renda, comportamento (gostos e hábitos de compras) e mercado (penetração distinta do produto entre estados reflete a oportunidade de segmentação de preços para impulsionar o hábito de consumo)

INTELIGÊNCIA DE DADOS

A tecnologia mudou os costumes e processos, mas também trouxe para o mercado ferramentas, como por exemplo o simulador de preços, que possibilitam acompanhar as tendências e, dessa forma, precificar adequadamente cada item. 

Os algoritmos têm permitido realizar leituras apuradas de diversos aspectos comerciais e operacionais para otimizar preços, o que traz vantagens como a velocidade, precisão e também a automação do trabalho.  

Com uma plataforma como a Teros Digital Platform, é possível desenvolver uma Solução de Pricing que leva em consideração diversas variáveis importantes para o negócio.  Então, confira nosso artigo com soluções de Inteligência de Dados para Pricing.

PRÓXIMOS PASSOS

É certo que, ao considerar as variações de preço x valor x mercado x público, você pode atrair e fidelizar o cliente ao adotar uma estratégia de Pricing e, dessa forma, contratar ferramentas que auxiliem os objetivos finais.

Boas práticas em uma área de Pricing podem aumentar a probabilidade de que a estratégia escolhida seja a mais acertada. Dessa forma, transformando o processo de decisão de estratégias menos custoso, facilitando o diagnóstico de eventuais problemas com a estratégia implantada e alinhando as diferentes áreas da empresa, além de ter uma equipe que reagirá mais rapidamente. 

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