8 soluções de Inteligência de Dados para Pricing em diferentes setores da economia

Compartilhar no linkedin
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Especialista da Teros aborda 8 soluções de Inteligência de Dados que impactaram positivamente nos resultados de empresas em 4 setores da economia

“O Pricing tem como objetivo estruturar e automatizar os processos, ampliar ou criar controles (governança) dos processos internos de Pricing e cotação e otimizar os preços para aumentar share, rentabilidade ou margem” explica Lígia Novazzi, COO da Teros.

Quando falamos de precificação no mercado, um objetivo muito almejado é encontrar o melhor preço para seu produto ou serviço e consequentemente, crescer o seu negócio. E para alcançar essa meta, trouxemos uma visão de quatro setores da economia, com cases para exemplificar como a Inteligência de Dados funciona na prática e como as soluções para área de Pricing impactam diretamente nos lucros das empresas.

INDÚSTRIA

Analisando o cenário atual do Brasil, os principais tipos de indústrias são as automobilísticas, petroquímicas, alimentares, de minerais não metálicos, soja, têxtil, de vestuário, metalúrgica e mecânica. O setor industrial brasileiro é um dos maiores geradores de empregos no Brasil e fortalece todo o setor produtivo. 

Para o case do setor o objetivo era ganhar market share com fidelização dos clientes e sem prejudicar as margens, após os estudos feitos pela Teros, foi decidido redesenhar a política de incentivos de forma integrada à política de preços estimulando a fidelização e atração de clientes. Os resultados demonstraram um aumento de 10,1pp de market share, com aumento da margem de contribuição.

BENS DE CONSUMO

A indústria de bens de consumo é extremamente importante para o crescimento da indústria brasileira. Por transformar matéria-prima vinda do campo e de outras indústrias de base, é o termômetro da demanda do mercado consumidor. Segundo dados do Portal da Indústria, o setor industrial representa 20,4% do PIB do Brasil e responde por 69,2% das exportações de bens e serviços. 

Nesse case a empresa tinha dificuldade operacional em precificar mais de 25.000 clientes e 1.000 SKUs. Para resolver essas questões a Teros construiu um algoritmo para cálculo automático de preço ideal individualizado, no nível cliente-SKU. E o resultado do trabalho feito foi um aumento de 30% na margem bruta (valor) em 9 meses.

EDUCAÇÃO

A educação impacta todas as demais áreas de atuação, afinal, é a partir dela que os indivíduos se desenvolvem como cidadãos e profissionais. Além de ser um recurso essencial para o desenvolvimento econômico do país. 

A empresa a seguir precisava definir o Pricing de suas unidades, segregando por curso e posicionamento da concorrência. Para isso, a Teros estimou os preços de reserva dos pais de cada unidade e criou um processo de revenue management para gerir política de descontos das unidades. O case resultou em um aumento de 14% na margem bruta da operação de escolas no primeiro ciclo de matrículas implementado.

TRANSPORTE

Devido a importância deste setor para economia brasileira e pensando em um futuro próximo, as palavras chaves são Inovação e tecnologia, esses são os conceitos que vão nortear o setor logístico nos próximos anos. As empresas em busca de alta performance terão que estar alinhadas às tendências para transporte de carga no Brasil. 

No exemplo utilizado nesse caso, a empresa tinha um desequilíbrio no nível de utilização de rotas, com dificuldade para obter margens saudáveis de lucro. A equipe Teros decidiu construir um algoritmo de revenue management para maximizar a ocupação de rotas por meio de Pricing, integrando áreas e métricas do negócio, aumentando o volume transportado no primeiro trimestre.

Todos esses cases apresentados usaram como solução a combinação de Inteligência de Dados Incorporada com tecnologia, arquitetura flexível e personalizável para atender as necessidades de cada setor, reduzindo erros, produzindo cotações rapidamente e agilizando aprovações. Você pode ler nossos artigos e conhecer mais sobre Inteligência de Dados e Pricing.

Por Lígia Novazzi

Para acessar mais cases e ver os números completos, clique no botão abaixo.

Leia mais sobre o Mundo Open!

pricing automatizado no omnichannel

Pricing automatizado para o sucesso do omnichannel

Brasileiros confiam cada vez mais na LGPD e aderem ao compartilhamento de dados no Mundo Open

WhatsApp no Mundo Open: Inúmeras Possibilidades de Negócio